sábado, 16 de maio de 2009

A criança e a importância da dieta

Ao contrário do que muitos imaginam, dieta não significa restrição alimentar ou proibições. Para iniciamos um Programa Alimentar com uma criança é muito importante compreender e fazer com que os pais e a criança também compreendam, o verdadeiro significado da palavra DIETA.


Começando o dia com um bom café da manhã: Coma cereal com pouco açúcar, leite desnatado, iogurte desnatado com granola, frutas e dê preferência aos pães integrais.


Reeducação alimentar: Todos nós sabemos que dietas não funcionam, elas são soluções a curto prazo. O objetivo é aprender a comer hoje, para poder comer adequadamente o resto de sua vida. Gaste algumas semanas para aprender o que é uma alimentação saudável e, então, você não estará de "dieta".


Praticando atividade física: A pouca ou falta de atividade também é fator determinante na obesidade infantil. O controle de peso envolve o balanceamento da ingestão alimentar com a energia que se gasta nas atividades diárias. Apesar da dieta ser muito importante, baixos níveis de atividade física têm maior relação com a obesidade do que o consumo alimentar.


Evitando a constipação:


Ingestão de água - pelo menos oito copos de água por dia, para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funcionamento do trânsito intestinal. A água é fundamental para umidificar as fezes.


Fibras: Ingestão de quantidades maior de fibras - A ingestão adequada de fibras auxilia na prevenção de câncer de intestino, diabetes, hemorróidas e dislipidemias.


Evitando frituras: É responsabilidade dos pais comprar e servir alimentos saudáveis ao filho em crescimento. Comece estabelecendo uma rotina, mesmo que seja difícil no início. Isso significa estabelecer horários para refeições e lanches. A maioria das crianças fica mais feliz como uma rotina de alimentação e com fome em períodos regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário