terça-feira, 30 de junho de 2009

Comidinhas de festa junina

Sem dúvida os meses de junho e julho são os períodos onde alimentos típicos mais estão em alta. Milho verde cozido, quentão, amendoim torrado, pé de moleque, vinho quente, arroz doce, canjica, curau, uma infinidade de preparações Brasil a fora. Mas você faz idéia do que cada um destes alimentos tem a oferecer em termos nutricionais?

Abaixo estão algumas das preparações mais comuns e suas informações nutricionais, confira!

- Amendoim: Considerada um tipo de leguminosa rica em gorduras, mas que contém outros nutrientes como a proteína por exemplo. Uma porção de amendoim de 50 gramas possui quase 300 kcal.

- Pipoca: Pode ser uma opção para quem evita preparações muito calóricas, mas fuja da versão com manteiga e do excesso de sal. Contém bons teores de carboidratos e fibras.

- Canjica: Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos. Contém também boas quantidades de cálcio pela presença do leite utilizado na preparação, mas pode conter também elevado teor de gordura quando adicionada de coco e gema de ovo.

- Doce de abóbora: Rico em carboidratos e contém também fibras provenientes da abóbora. Mas atenção: o doce de abóbora possui grande quantidade de açúcar e uma porção tem cerca de 200 kcal.

- Maçã do amor: A fruta sem dúvida é excelente! A maçã contém fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e também no controle do colesterol. A cobertura a base de açúcar dá o tom mais calórico ao alimento, mas é só não exagerar!

- Paçoca: Uma paçoca tem em média 20 gramas, mas apesar de seu pequeno tamanho essa delícia junina esconde grandes quantidades de calorias, gordura e açúcar. Uma unidade contém quase 100 kcal.

- Vinho quente: O vinho tinto tem propriedades antioxidantes já comprovadas, e para obter esse efeito a recomendação é de duas taças por dia para os homens e uma taça por dia para as mulheres. As frutas que acompanham a bebida junina são uma boa pedida, é só não exagerar na dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário