sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Desperdício de Alimentos

O desperdício de alimentos ocorre na colheita, no transporte, na comercialização, no armazenamento e no preparo. Como consumidores, devemos estar atentos, preparando a comida de forma correta e aproveitando tudo o que ela pode nos oferecer de bom.
O primeiro passo é aprender a comprar. No caso de frutas, legumes e hortaliças, prefira sempre os da época, que são mais frescos, escolhendo os mais firmes. Não deixe de aproveitar as folhas, cascas e talos, pois essas partes têm grande valor nutricional.
As hortaliças devem ser guardadas inteiras e nunca cortadas em pedaços ou descascadas. Conserve-as em sacos plásticos na parte baixa da geladeira, já que em temperatura ambiente elas estragam mais rápido.

O cuidado no preparo de frutas e hortaliças também é muito importante. O ideal é prepará-las com casca. Ela serve como proteção, impedindo que as vitaminas e minerais saiam da fruta ou da hortaliça e se percam na água do cozimento. A água em que os vegetais foram cozidos pode ser utilizada no preparo de arroz, macarrão e sopas.

Existem também os alimentos alternativos, que são aqueles pouco utilizados na alimentação do dia a dia, mas que são muito nutritivos e enriquecem nossas refeições. O bom uso de talos, folhas, sementes e farelos contribui para aumentar a quantidade de fibras, vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Fonte: http://bemleve.bolsademulher.com/dieta/abaixo-o-desperdicio/1270

Nenhum comentário:

Postar um comentário