domingo, 24 de maio de 2009

A importância do café da manhã

1. É fonte de energia
Aquela preguiça ao acordar não é somente culpa de uma noite agitada. Enquanto dorme, o corpo precisa manter a respiração e outras funções vitais. Em oito horas de sono, esse trabalho consome cerca de 500 calorias e provoca a diminuição dos níveis de glicose, principal fonte de energia para o cérebro e os músculos. Se não nos alimentamos o suficiente ao despertar, o organismo busca outras fontes de energia. E o rendimento cai. Resultado: a sensação de cansaço e as dificuldades de concentração poderão perdurar o dia inteiro.
2. Ajuda a emagrecer
Começar a fazer dieta e cortar o café da manhã é um erro. A atitude, inclusive, colabora para o ganho de peso. Quem fica muito tempo em jejum exagera na hora do almoço e favorece a sobrecarga metabólica. Se isso vira hábito, os quilos extras são inevitáveis.
Um café da manhã sem excessos, portanto, contribui para a reeducação alimentar.
3. Melhora o humor
Os nutrientes elevam a taxa de serotonina no cérebro, provocando sensação de bem-estar. Quem acorda com o cheiro do café e pode saboreá-lo sem pressa, então, tende a ficar mais animado. Conseguir parar alguns minutos nessa correria diária é uma oportunidade para refletir sobre a vida.
4. Fortalece a imunidade
Uma xícara de leite com café, pão com margarina e uma fruta reúnem proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras, mantendo o corpo forte e longe de doenças. Como um bom desjejum representa 20% a 25% de tudo o que ingerimos no dia, não pular a refeição é uma forma de garantir boa parte dessas substâncias no organismo.
5. Prolonga a vida
Os chineses acreditam que ficar em jejum vai contra os princípios da natureza. Tomar café da manhã, para os orientais, não depende só de hábito, mas de instinto — como ocorre com os animais, que têm seus horários para buscar alimentos.
Fonte: Revista Viva Saúde (Ed. 01 - por Daniela Talamoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário